Quem assiste a comerciais engraçados na televisão logo pensa que a vida do profissional de Publicidade e Propaganda seja muito divertida. E é mesmo. Mas a criação de peças publicitárias é apenas uma das diversas atribuições dos PPs, como são conhecidos. O publicitário é o profissional que une criatividade a técnicas de comunicação para divulgar marcas, pessoas, ideias e serviços.
Na prática, isso significa muito trabalho: atuar desde a pesquisa do público-alvo da mensagem até a criação, produção e veiculação da peça publicitária. E não para por aí! O publicitário ainda faz a mensuração dos resultados e os relatórios que mostram para o cliente como foi o desempenho da sua ideia junto ao público.
Área de atuação
O profissional pode trabalhar em agências de publicidade, onde faz o atendimento a clientes e o relacionamento de marcas com a mídia (TV, rádio, veículos impressos, internet e etc). Além disso, ainda há espaço em empresas públicas e privadas, para a criação de estratégias de comunicação.
O publicitário também pode assessorar marcas ou pessoas, como políticos e celebridades. Outra opção é trabalhar como autônomo, desenvolvendo campanhas e peças para clientes específicos.
Perfil do profissional
Criatividade é um dos princípios do profissional de Publicidade e Propaganda. Ser um bom leitor, assistir a filmes e seriados e estar atento às novidades pode contribuir com o desenvolvimento do perfil criativo. Ter comprometimento com o cliente e saber trabalhar em equipe também é necessário. Aliás, trabalhar em equipe é ideal para qualquer profissão – sempre vale a dica!
Mercado de trabalho
Como a área de atuação é extensa, existem muitas oportunidades no mercado de trabalho do publicitário. É preciso estar atento: talento e resultados são constantemente avaliados para que o profissional consiga ascensão na carreira. Uma novidade é a área de mídias sociais e o gerenciamento de marcas na internet. É importante estar ligado neste nicho de mercado, que vem crescendo a cada dia.
Fonte: http://fsg.br/blog/o-que-faz-um-profissional-de-publicidade-e-propaganda/
Comentários
Postar um comentário